sexta-feira, 24 de junho de 2011

João 1.9

- ην το φως το αληθινον ο φωτιζει παντα ανθρωπον ερχομενον εις τον κοσμον. (Textus Receptus);
- Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens. (NVI);
- Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. (ACRF).

Cristo e só Ele, vindo ao mundo ilumina todo a todo homem. Não há salvação das trevas à parte dEle. João emprega freqüentemente os termos ‘verdade’ e ‘verdadeiro’ com a intenção de significar aquilo que é eterno ou celestial em oposição ao temporal, terreno. Esse dualismo presente no quarto Evangelho, também é encontrado em sua 1ª epístola: “Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina” (1Jo 2.8). João, o Evangelista, afirma que o Verbo encarnado é a verdadeira luz que dispersa as trevas da ignorância moral e da escravidão satânica.

Jesus Cristo é a luz do mundo. Luz é o atributo do Filho de Deus. João ouviu Jesus dizer isto muitas vezes. Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina. Quem me segue não andará em trevas, disse Jesus - terá a luz da vida (Jo 8.12; 9.5; 12.46). Os que nEle crêem são filhos da luz (Ef 5.8). O resultado da união dos crentes com Cristo, aquele que é ‘a luz do mundo’ (Jo 8.12; 9.5), é que eles também são feitos ‘luz do mundo’ (Mt 5.14). Embora o mundo esteja em trevas, a luz de Deus brilha sobre o seu povo e o crente recebe e reflete essa Luz divina.

Notas Bibliográficas

- Bíblia de estudos de Genebra. Trad. de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Cultura Cristã, 1999.

Os textos das referências bíblicas foram extraídos do site http://www.bibliaonline.com.br/, nas versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel, Textus Receptus e Nova Versão Internacional.

Autorizo a todos que quiserem fazer uso dos comentários colocados neste Blog. Solicito, tão somente, que indiquem a fonte e não modifiquem o seu conteúdo. Agradeceria, igualmente, a gentileza de um e-mail indicando qual o texto que está utilizando e com que finalidade (estudo pessoal, na igreja, postagem em outro site, impressão, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário