terça-feira, 21 de junho de 2011

João 1.3

παντα δι αυτου εγενετο και χωρις αυτου εγενετο ουδε εν ο γεγονεν (Textus Receptus)

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. (NVI)

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (ACRF)

Este versículo também enfatiza a divindade do Verbo, uma vez que a criação é obra só de Deus. Não é por acaso que em Gn 1.1, a palavra hebraica para Deus seja plural, ainda que, se trate de um plural de majestade, reflete a Triunidade envolvida na criação. João enfatiza que Jesus era o agente divino responsável por toda criação. E isso que está afirmado no versículo 10: “...o mundo foi feito por ele”. Nesse sentido, Cristo exerce os ofícios de Deus: foi o criador de todas as coisas. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (v. 3). “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1.16); Ver também Hb 1.10.

Ele é, ainda, o preservador de todas as coisas: “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Cl 1.17); Ver também Hb 1.3.

E digno de nota que Cristo também se identifica como o Deus do AT: “O SENHOR, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. Assim é este mar grande e muito espaçoso, onde há seres sem número, animais pequenos e grandes. Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar. Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno” (Sl 104.24-27); “E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão” (Hb 1.10-12).

Notas Bibliográficas

- Bíblia de Estudo Plenitude, Barueri, SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 2001;

- STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal; CPAD. 2ª impressão, 1996, Rio de Janeiro;

- Bíblia de estudos de Genebra. Trad. de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Cultura Cristã, 1999.

Os textos das referências bíblicas foram extraídos do site http://www.bibliaonline.com.br/, nas versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel, Textus Receptus e Nova Versão Internacional.

Autorizo a todos que quiserem fazer uso dos comentários colocados neste Blog. Solicito, tão somente, que indiquem a fonte e não modifiquem o seu conteúdo. Agradeceria, igualmente, a gentileza de um e-mail indicando qual o texto que está utilizando e com que finalidade (estudo pessoal, na igreja, postagem em outro site, impressão, etc.).

assis.barbosa@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário